Quais são os benefícios da atividade de colorir e pintar desenhos?

Posted by

Todos sabem que os livros de colorir para adultos estão na moda e dividem opiniões. Alguns acham que é uma “modinha” passageira e sem utilidade prática, mas quem gosta de colorir relata benefícios como o alívio do estresse do dia a dia, maior concentração e outros.

Para além dos benefícios para a saúde, os livros de colorir para adultos são um grande sucesso editorial na Europa e também no Brasil. As livrarias estão repletas de títulos semelhantes ao grande sucesso “Jardim Secreto”, de Johanna Basford.

A diferença entre os livros de colorir para adultos e para crianças é que os desenhos têm de ser mais complexos para os adultos, além de os livros serem projetados para serem bonitos e desejáveis.

Quer aderir aos livros de colorir para adultos? Veja alguns benefícios dessa prática:

  • A pintura tem efeito tranquilizante e organizador. Esta é uma das atividades usadas na terapia ocupacional para pacientes com ansiedade.
  • Facilita o encontro consigo mesmo, permite um momento de silêncio e contemplação, raro nos dias de hoje.
  • Contribui para a retomada de vivências da infância e um sentimento de nostalgia que pode ter ação benéfica na vida do indivíduo.
  • Contribui para a redução do estresse e desenvolvendo a memória e capacidade criativa.
  • Diminui o nível de adrenalina no cérebro e aumenta o nível de dopamina, um neurotransmissor capaz de melhorar funções cerebrais como memória, cognição, emoções e sistema de recompensa.

Fazer aulas de desenho e pintura trazem benefícios para a nossa vida.

Veja abaixo alguns exemplos de desenhos para colorir gratuitos mais populares em nosso blog:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.